Semana 05/02/2022.
Temas: Projeto de vida. Escolhas. Impossibilidade de escolha. Falta de escolha. Maternidade. Não maternidade. Mães. Mulheres sem filhos. Vivência materna.
Papo da semana que complementa a discussão trazida pelo post Nem toda mulher sem filhos escolheu não ter filhos. Na postagem, é desenvolvido o seguinte argumento:
Quando se debate a não maternidade, especialmente aqui nas mídias sociais, muitas pessoas partem do princípio de que ela é uma escolha.
Talvez as mulheres sem filhos mais vocais na Internet sejam aquelas que opta(ra)m por isso. Até porque essa decisão ainda não é plenamente legitimada, sequer oferecida muitas das vezes.
Mas isso não significa que toda e qualquer mulher sem filhos escolheu esse caminho. Existem as que ainda estão indecisas. As que tentaram por muito tempo sem conseguirem virar mães. As que tiveram perdas gestacionais/recusa nos processos de adoção e desistiram. As que permanecem tentantes. As que até gostariam de ter (tido) filhos, mas não têm/tiveram essa oportunidade ou os meios para isso.
Assim como as mães, mulheres sem filhos são variadas, com diferentes trajetórias e desejos. Acolher essa diversidade é importante.
Para citar:
FIGUEIREDO SOUZA, Ana Luiza de. Escolhas, maternidade e não maternidade. Papos da semana, 11 fev. 2022. Disponível em: https://www.analuizadefigueiredosouza.com.br/post/escolhas-maternidade-e-n%C3%A3o-maternidade.
Comments